Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-03-03T11:32:40-03:00

A palavra química muitas vezes é, de forma equivocada e amplamente divulgada pelos meios de comunicação em massa, associada a prejuízos aos seres vivos e à natureza. É comum ouvirmos frases como “ produtos naturais e sem química” ou “sem química, por isso não fazem a mal a saúde”. 
A Química é a ciência que estuda as características das substâncias e dos elementos químicas que as constituem; a forma como os átomos se combinam para produzir estruturas mais complexas, como moléculas, sais iônicos, metais ; a maneira como as substâncias reagem entre si para formar novas substâncias.
Todos os seres vivos, assim como nós, vivem porque no organismo ocorrem numerosas e complexas transformações químicas que garantem a realização da respiração, da síntese de proteínas, da digestão, da excreção e de centenas de outros processos vitais. Quando ficamos enfermos, lá vem a Química de novo, contribuindo para a obtenção de medicamentos que vão desde os antigripais comuns até os quimioterápicos utilizados no tratamento do câncer e para a realização de exames clínicos diagnósticos.
A química também está presente em nossa vida diária por meio de uma grande variedade de produtos como: os alimentos, as fibras naturais e sintéticas utilizadas no vestuário, os sabões e os detergentes, os combustíveis, os cristais líquidos dos mostradores dos relógios, os perfumes e todos os produtos cosméticos, as fotografias, além de muitos outros. Assim, a Química está intimamente relacionada com o desenvolvimento social e tecnológico da sociedade humana, principalmente nos últimos séculos.
Por outro lado, não deve ser esquecido o fato de muitas vezes o conhecimento ser utilizado de forma equivocada, para finalidades destrutivas como por exemplo, a confecção de artefatos de guerra e armas em geral ou ainda para a produção de substâncias tóxicas para fins militares.
3 5 3