Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-03-03T10:35:00-03:00
Razão: 3
Nº de termos: x
1º termo: -46
Último: 74
74=-46+(x-1).3
74=-46+3x-3
-3x=-46-74-3
-3x=-123
X=-123/-3                   X=41 termos
(-46,-43,-40,-37,-34,-31,-28,-25,-22,-19,-16,-13,-10,-7,-4,-1,2,5,8,11,14,17,20,23,26,29,32,35,38,41,44,47,50,53,56,59,62,65,68,71,74)
O termo central é o 20
E o menor termo positivo é o 2.
Acho que é isso!
1 5 1
A melhor resposta!
2014-03-03T10:40:03-03:00
Para encontrar o termo central basta somar o primeiro e o ultimo e dividir por 2 assim:
(-46+74)/2=14 portanto 14 é o termo central.

para encontrar o menor termo positivo basta subtrair de 14 a razão que 3 até encontrar o menor positivo, assim:
14-3=11
11-3=8
8-3=5
5-3=2 portanto 2 é o menor termo positivo da PA.
2 5 2