Respostas

2014-03-04T12:05:53-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Cara Luiza,

Os contrastes sociais no Brasil fazem parte dos maiores do mundo. Há desigualdades financeiras assustadoras , como o fato de que, segundo o IBGE, os 20% mais ricos dominam 63,8% da riqueza do Brasil, enquanto os 20% mais pobres obtém apenas 2,5% da riqueza brasileira. Somos o sétimo país mais rico do mundo, mas apenas cinco mil famílias, conforme demonstra o “Atlas de Exclusão Social: os ricos no Brasil”, dominam cerca de 45% de todo a riqueza do Brasil.

Além dessa disparidade em termos de acesso aos recursos do Brasil, há desigualdades enormes quanto à educação, à saúde, à dignidade, aos serviços básicos de água potável, saneamento, no acesso à justiça, dentre outros fatores essenciais à vida humana.

Dizem, inclusive, que no Brasil há uma Suíça e uma Índia, na qual algumas pessoas recebem tudo o que há de melhor enquanto outras são excluídas de todos os direitos básicos.

Outros contrastes enormes ocorrem entre homens e mulheres (nos quais o sexo feminino ganha menos e apresenta maior porcentagem entre os desempregados), entre índios, negros e brancos (nos quais os brancos ganham mais, sofrem menos violência, vivem mais, e apresentam um porcentagem bem menor de desempregados que as demais etnias).

Por fim, veja essa foto do carnaval em Salvador. Dentro das cordas estão aqueles que pagaram e fora estão os que não pagaram e foram só acompanhar. Como pode ver o "meio", o pessoal que pagou foram pessoas brancas, restando aos negros ficarem excluídos até em uma das cidades com o maior número de afrodescendentes.

Enfim, cara Luiza, é preciso melhorarmos muito as coisas em nosso país, haja vista que, por séculos, só alguns forma beneficiados com as riquezas do Brasil. Isso só será possível se valorizarmos a educação e aprendermos ao máximo, lutando para quebrar os privilégios que beneficiam tão poucos.

Bons estudos!  ;-D
4 4 4