Respostas

A melhor resposta!
2014-03-04T11:33:29-03:00
O iluminamos foi um movimento artístico e filosófico que começou no séc. X V I I patrocinado pela burguesia da época, relembrando ideiais gregos e ignorando a baixa idade media concentrando-se em mostrar o homem como o centro do universo, querendo aumentar a liberdade e o poder com o domínio da razão
43 4 43
2014-03-04T11:40:45-03:00
Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Inglaterra do século XVII e na França do século XVIII. As principais características desse movimento são: a racionalidade, anti-absolutismo, sistema constitucional, abolição de privilégios do clero e da nobreza e a não intervenção econômica. Os principais idealizadores foram: John Locke, Voltaire, Rousseau, Diderot, D'Alambert e Montesquieu. Defendiam também o s direitos à rebelião e do homem(liberdade, vida e propriedade) e a liberdade religiosa e de expressão. Em linhas gerais foi isso.
Importante dizer que foi um dos fatores mais importantes para acontecerem as revoluções liberais do século XIX, os processos de independência e muitos outros movimentos, revolução gloriosa, francesa e industrial, por exemplo.
28 4 28