Desafio: uma proteína globular se encontra em solução aquosa, em uma poça d'agua recém-forma-da pela chuva. nesse dia, um experimentador colhe uma amostra da solução e determina a sequência de aminoácidos da proteína. no dia seguinte, de sol intenso, nota-se que se formam pequenos flocos no fundo da poça. O pesquisador supões que houve uma desnaturação da proteína. Novamente, uma amostra é colhida e a sequência dos aminoácidos da proteína é verificada. O experimentador imagina encontrar uma sequência diferente que explique a desnaturação. Você concorda com ele? Explique.
Por favor não precisa ser uma resposta gigante

1

Respostas

2014-03-05T09:40:31-03:00
Não concordo, pois a sequência de aminoácidos é construída com gasto de energia (ligações fortes e estáveis).
Uma proteína nativa, isto é, funcional, apresenta uma estrutura conformacional quaternária e tridimensional, proporcionada por várias interações (pontes de hidrogênio; pontes de enxofre S-S; interações hidrofílicas e hidrofóbicas, alguns radicais, entre outras.
Quando essas interações se desfazem, dizemos que a proteína sofreu desnaturação, mas não necessariamente, perde sua sequência original de ácidos aminados, a menos que uma força maior, clive esta sequência.
5 4 5