Respostas

A melhor resposta!
2013-01-17T22:04:35-02:00

Mano.. é o seguinte presta atenção

 

quando o delta der uma raiz que não seja exata.. vc deve reduzir a raiz no máximo possível...

Vou resolver esses dois exemplos:

 

Delta = 288... pra calcular  as raízes da equação vc precisa da raiz dos delta certo?

então vamos lá

 

primeiro fatora  o 288

 

288 | 2

144 | 2

  72 | 2

  36 | 2

  18 | 2

   9  | 3

   3  | 3

    1

 

288 =  2².2².3².2 certo?

 

Colcando na raiz fica :\sqrt{288}=\sqrt{2^{2}.2{^2}.3^{2}.2}

Agora observe: os números que estão elevados ao quadrados vão multiplicar a raiz, e os que não estão vão ficar lá dentro, observe como fica:

 

\sqrt{288}=\sqrt{2^{2}.2{^2}.3^{2}.2}=2.2.3\sqrt{2}

 

4.3\sqrt{2}

 

12\sqrt{2}  

 

Resposta :  12\sqrt{2}  

 

 

Já no caso de \sqrt{17}

 

veja que 17 não dá de fatorar

 

17 | números primos só são divisíveis por 1 e ele mesmo, portanto não dá de fatorar

 

portanto não tem nada o que fazer na raiz de 17 que fica a mesma coisa

 

Resposta: \sqrt{17}=\sqrt{17} mesmo ;)

 

 

34 4 34
2013-01-18T09:00:07-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Matheus,

 

Tem duas opções:

 

1a ( a mais recomendável)

        Como bem coloca o Adam, a raiz do delta vai ser função da raiz do mímo número

        possível,  

        O processoa é o que Adam apresenta.

 

2a ( caso precise de um valor aproximado - sempre aproximado porque os números  que

      não tem raiz exata serão sempre irracionais)

        Usando uma calculadora, ou algum método de calculo, calcule a raiz do número

 

No exemplo

 

                          raiz quadrada de 288 = + - 16,970563  (aproximação de milhonésimos)

 

                          raiz quadrada de   17 = + - 4,123106  (aproximação de milhonésimos)

 

As duas raizes foram obtidas com calculadora

 

Uma ou outra opção vai depender de como você vai usar os valores das raizes da equação que é função do delta.

 

Ajudou?

 

 

 

8 5 8