Respostas

2014-03-04T19:48:30-03:00
Assim, você tem que "absorver" a história, quando ler, realmente se prender a ela, se ajudar, finja que você é o narrador e está vendo as coisas acontecerem ao seu redor. Depois quando tiver uma pergunta de interpretação, se você não souber, vá ler de novo o texto e tente achar a resposta correta, para isso só é necessária a concentração. 
1 3 1
obrigadinho de verdade!!!!!
de nada :0
:)*
2014-03-05T08:21:17-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Sua pergunta é extremamente importante. O fato de você ter identificado esse problema é excelente - quem tem graves dificuldades de interpretação não consegue sequer identificar essa dificuldade.

A interpretação de texto está diretamente ligada à bagagem de conhecimentos prévios do leitor. Se há falhas na construção dessa bagagem, vamos começar do começo (!).
 
Volte à literatura infanto-juvenil de qualidade. Não adianta querer interpretar Os Sertões e Vidas Secas sem passar primeiro pelos Karas. Não tenha preconceito, esses livrinhos juvenis são ótimos e são divertidos. Vá "subindo" de nível gradualmente. 

Além de textos literários, procure os não literários. Nesse caso, eu recomendo que aqueles jornais tablóides populares e revistas "de fofoca" sejam abandonados - eles apresentam um texto extremamente simplório. Procure jornais e revistas mais formais, mais "sérios". Leia assuntos que são do seu interesse, mas também faça uma leitura de temas de interesse social - política, economia, ciências - mesmo que no início os textos pareçam incompreensíveis, essa leitura vai trazer familiaridade com as palavras, com os temas.

Comece com textos curtos e vá aumentando a complexidade, mas faça isso gradualmente. Não deixe de buscar a evolução, mas também não tenha pressa nem force o processo, até porque essa evolução não termina nunca :)
1 5 1