Respostas

A melhor resposta!
2013-05-08T15:05:52-03:00

O princípio básico é usar menos água possível, veja como:

No banheiro:
• Abra a torneira da pia só na hora de usar, por exemplo, não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes ou enquanto está fazendo a barba, só a abra na hora de molhar a boca ou lavar o rosto.
• Evite ficar com o chuveiro aberto o tempo todo na hora do banho, molhe-se, feche o registro, ensaboe-se bem, e só abra o registro quando for se molhar novamente. Tome banhos rápidos.
• Procure comprar caixas de descargas mais econômicas, se já tiver instalados, procure manter sempre reguladas para não haver desperdício.
• Não use o vazo sanitário como lixeira, jogando cinzas de cigarro e depois dando descarga, por exemplo.
• Se houver algum vazamento, conserte imediatamente.

Na cozinha:
• Remova todos os detritos das panelas e pratos antes de lavá-los.
• Ao ensaboar as louças mantenha a torneira fechada.
• Quando as louças e panelas estiverem muito sujas e engorduradas deixe de molho antes de lavá-las.
• Espere a máquina de lavar ficar cheia para usá-la, se houver muito pouca louça, lave na pia que além de água, economizará energia elétrica também.

Na lavanderia:
• Ao esfregar e ensaboar a roupa, deixe a torneira fechada.
• Remova a sujeira mais pesadas das roupas deixando-as de molho e aproveite a água para lavar as calçadas e o quintal.
• Deixe a roupa acumular e em vez de lavar aos poucos, lave tudo de uma vez.
• Utilize a máquina de lavar somente quando tiver roupas suficientes para enche-la, assim você também economizará energia elétrica.

No quintal, jardim e calçada
• Use uma vassoura para limpar a calçada, nuca a mangueira.
• Para aguar as plantas, utilize um regador em vez de uma mangueira.

Ao lavar o carro:
• Utilize um balde e pano para lavar o carro, nunca a mangueira. Não o lave se souber que irá passar por um local muito sujo ou enlameado.

 

Outros cuidados:
• Não deixe torneiras pingando, se tiver com defeito, concerte-a ou troque-a.
• Observe se sua conta de água bate com a leitura do hidrômetro.
• Verifique se há algum vazamento nas instalações hidráulicas.

1 5 1
2013-05-08T15:07:15-03:00

1. Reutilize a água sempre que possível. Depois que usada para lavar roupa, ainda pode ser usada para lavar calçadas, por exemplo.
2. Opte por lavar as calçadas com balde, e não mangueira.
3. Quando for construir ou reformar a casa, opte por sistemas que ajudem a evitar o desperdício, como a reutilização da água do banho para a descarga ou espaços para armazenamento da água da chuva. A água captada pode ser usada para a limpeza de carros e calçadas e para a irrigação de jardins. Opte também por vasos sanitários que tenham duas opções de descarga.
4. Lembre que você não usa apenas a água que consumida diretamente para beber, cozinhar ou limpar – todos os produtos que você usa foram produzidos com consumo de água. Tente pesquisar os números e opte por aqueles têm um impacto menos e consuma apenas quando necessário. Esse consumo de água se chama Pegada Hídrica.
5. Economize água no dia-a-dia. Mantenha a torneira e o chuveiro fechados enquanto escova os dentes e se ensaboa no banho. O mesmo vale para lavar a louça.
6. Verifique os vazamentos da sua casa, tanto em canos como em torneiras. Fazer consertos e manutenção regulares evita o desperdício de água.
7. Cuidado com o tempo que fica no banho.
8. Faça uma limpeza prévia das louças, retirando o máximo de resíduos sólidos antes do momento de lavar.
9. Utilize a máquina de lavar louças ou a de roupa apenas quando estiverem com a capacidade máxima. Quando não for possível, regule o nível de água que será usado.
10. Faça o controle da utilização de água pela conta mensal. Aumentos significativos e repentinos podem representar um vazamento. Além disso, é possível ver se medidas de racionamento estão surtindo efeito.
11. Se você mora em condomínios, note que a conta da água é muitas vezes dividida igualmente entre os moradores. Nesses casos, é mais difícil de controlar o uso individual do recurso. Por isso, uma opção é tentar fazer uma campanha de conscientização coletiva entre os moradores.
12. Não jogue lixo nas ruas. Ele pode acabar contaminando os rios da região.