18) Um estudante colocou dois pedaços recém-cortados de um tecido vegetal em dois recipientes, contendo solução salina. Depois de algumas horas verificou que no recipiente I as células do tecido vegetal estavam plasmolisadas. No recipiente II, as células mantiveram seu tamanho normal.

a) Qual a conclusão do estudante quanto à concentração das soluções salinas nos recipientes I e II, em relação ao suco celular do tecido?

b) O que significa dizer que em I as células estavam plasmolisadas?

2
No recipiente I as células do tecido vegetal estavam plasmolisadas*

Respostas

2014-03-05T16:18:12-03:00
Primeiramente, para que ocorresse plasmólise das células vegetais, seria necessário que elas não tivessem parede celular e o enunciado fala em tecidos recém-cortados, portanto não seria possível obter esses resultados, pois mesmo em um meio hipotônico em relação ao interior da célula, a parede celular impediria a plasmólise. 
Se fossem células animais ou células vegetais das quais tivessem sido eliminadas as paredes celulares, as conclusões seriam que a solução 1 é hipotônica em relação às células e que a 2 era isotônica (A) e que as células na solução 1 absorveram passivamente tanta água que sua membrana celular se rompeu (plasmólise).
1 5 1
2014-03-05T16:34:30-03:00
A)a solução I apresenta-se mais concentrada do que o interior da célula, já solução II, a concentração era a mesma do citoplasma, e não houve alteração celular;
b)Significa dizer que elas murcharam, ou se desidrataram, já que a água deixou a célula pelo processo chamado de osmose.
8 3 8