MONARQUIAS NACIONAIS DOS SECULOS XV E XVI (PORTUGAL, ESPANHA, FRANÇA E INGLATERRA ) POR FAVOR ME AJUDEMMM

1
nn, quais sao as monarquias nacionais de portugal,frança, espanha e frança nos seculos XV e XVI
e inglaterra***
como assim quais? onde se localizavam, quem comandava?
simm
pronto, respondi.

Respostas

2014-03-05T21:22:41-03:00
Portugal e Espanha: o contexto histórico que estimulou a formação das monarquias nacionais ibéricas relaciona-se politicamente ao processo de expulsao dos mouros, povos islamizados que, a partir do norte da africa, invadiram a peninsula no seculo viii.
A reacao contra os mouros partiu do reino cristao das astúrias, em um processo definido como Guerra de reconquista. No século XI, estimulado pelo movimento das cruzadas no oriente, a luta contra os islamicos que ocuparam a região ibérica foi também reforcada pela atuacao dos monarcas cristao europeus. Desse processo surgiu, no seculo XII, o reino de Portugal sob a dinastia de Borgonha, primeira monarquia nacional a se consolidar na europa.
Posteriormente no seculo xv, em funcao da alianca entre os reis de castela e de aragao e da reconquista de granada, ultimo reino iberico ainda sob controle dos arabes, definiu-se a consolidação da monarquia nacional espanhola. Agora sobre frança e inglaterra vou resumir mais, porque to escrevendo por meio da tela touch, e no meu livro so ta enrolando.
A guerra dos cen anos estimulou o processo de consolidacão da monarquia francesa e inglesa. O conflito em boa parte enfraqueceu o poder e a autoridade da nobreza feudal em ambas as regioes, favorecendo o processo de centralização politica.
Bem, é isso, como em praticamente toda europa prevalecia o sistema feudal, varios fatores favoreceram a necessidade de um sistema ordanizado e centralizado para administrar, além de que naquela época o mercantilismo ganhou forca, sendo necessario um sistema que organizasse tudo. Tudo isso eu extrai do meu livro do ano passado:
1. Historia (ensino medio) I. Amaral, guilherme Batista, II. Seabra, Elizabeth. III. Titulo.

Espero que tenha ajudado e que ganhe paixao pela historia. Mesmo sendo cansativo as vezes se voce sempre ler e ter um pouco de curiosidade vc vai perceber que vai ter melhorado muito. Cada um tem um potencial em si basta desenvolver e espero que voce se saia bem. Fica com Deus!!!