Respostas

2013-05-08T22:04:41-03:00

Os produtos químicos podem reagir de forma violenta com outra substância química, inclusive com o oxigênio do ar ou com a água, produzindo fenômenos físicos tais como calor, combustão ou explosão, ou então produzindo uma substância tóxica.

2013-05-08T22:50:29-03:00

 

Reações químicas que podem ocorrer nos remédios quando dispostos ao meio ambiente

 

A prática de jogar medicamentos no lixo, os mesmos podem reagir de forma violenta com outra substância química, inclusive com o oxigênio do ar ou com a água, produzindo fenômenos físicos como o calor, combustão, ou produzir substâncias tóxicas, tornando-se responsáveis pela contaminação do solo, da água, dos animais, e grandes danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

De acordo com UEDA (2009), cada solução surge para cada caso específico, os prejuízos causados por fármacos são classificados com tipo de sitio de ocorrência, mais conhecidas como água de rios, águas oceânicas, sedimentos e solo. Cada reação pode prejudicar o meio ambiente de varias formas, contaminando, alterando o desenvolvimento de plantas e incorporação de animais.

Os efeitos ambientais mais complicados são em relação aos interferentes endócrinos no caso o hormônio ou estrogênios, que pode levar o enfraquecimento dos peixes, neles já foram detectados vários princípios ativos de medicamentos, o que tem causado modificações na relação entre machos e fêmeas de alguns peixes, por causa da presença de hormônios femininos.

 

espero ter ajudado ((: