Respostas

A melhor resposta!
2014-03-06T18:55:58-03:00
Portugal e Inglaterra 

Portugal começou a colonizar para usufruir dos bens naturais dos paises e conseguir mão de obra escrava

Inglaterra começou a colonizar com o intuito de ocupação.
2 5 2
obrigado
dudubati, a usuária alinemorais13 não colocou os motivos do pioneirismo, os quais eu pus em minha resposta.
2014-03-06T18:57:13-03:00
Portugal e Espanha.
Acúmulo de capital,
posição geográfica privilegiada,
hegemonia política e econômica.
1 5 1