o naturalista alemão Alexander von Huboldt batizou de Hileia a Floresta Amazônica . O termo deriva do grego Hyle , que tanto pode significar madeira quanto floresta

a) O q impressionou Humbdoldt foi a imensa quantidade de mtéria orgânica, viva e morta, concentradano sistema.Relacione essa abundânciade matéria orgânica ao clima da região

b) Superficialmente, a formação vegetal do domínio amazônico parece bastantre Hogênea. discutaessa impressão

1

Respostas

2013-05-09T13:07:00-03:00

a) O clima é quente (devido a latitide, que define o angulo de incidencia dos raios solares e consequentemente o tanto de calor que a região recebe) e super úmido, o que é um local propício para o desenvolvimento de vegetais. Observe que o solo na verdade é pobre mas as condições são tão apropriadas que permitem aquela exuberante biodiversidade.

Essas árvores perdem suas folhas, que caem no chão e entram em decomposição, formando uma fina camada (e muito fértil) de húmus sobre o solo.

 

b)Essa impressão pode ser causada pelo número enorme de árvores, parece um enorme "tapete verde" mas na verdade a floresta amazônica é heterogênea. Veja que pode ser dividida em três categorias: Igapò (permanentemente inundada), Várzea (inundações periódicas) e Terra firme (livre de inundações - trecho mais exuberante).

 

4 4 4