As principais características da Filosofia são:

a) negação, dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às ideias da experiência cotidiana e uma atitude positiva, uma interrogação sobre o que são as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos.

b) primeiro, a Filosofia é um "eu acho que" ou um "eu gosto de". É pesquisa de opinião à maneira dos meios de comunicação de massa. Segundo, é pesquisa de mercado para conhecer preferências dos consumidores e montar uma propaganda.

c) significa que a Filosofia não trabalha com enunciados precisos e rigorosos, busca apenas encadeamentos ilógicos entre os enunciados, opera com conceitos ou ideias obtidos por procedimentos de demonstração e prova, não exige a fundamentação racional do que é enunciado e pensado.

d) o conhecimento filosófico é um trabalho emocional. É também sistemático porque se contenta em obter respostas para as questões colocadas, sem exigir que as próprias questões sejam válidas e, em segundo lugar, que as respostas sejam verdadeiras, estejam relacionadas entre si, esclareçam umas às outras, formem conjuntos convergentes de ideias e significações.

1

Respostas

2014-03-06T19:31:00-03:00