Respostas

2013-05-09T11:46:00-03:00

Mutações e variabilidade genética
As características de um ser vivo são determinadas pelo material genético existente no interior de suas células.Esse material é formado pelo conjunto de seus genes.
Mutações: são as alterações que podem ocorrer no material genético tanto de forma espontânea como por meio da ação,por exemplo, de certas substâncias.Estas podem ser favoráveis ou não para a adaptação dos organismos ao ambiente em que vivem.

Reprodução sexuada e variabilidade genética
Os tipos de genes contidos nos gametas de um mesmo indivíduo variam de um gameta para outro. E quando um gameta masculino se une com um gameta feminino,na fecundação,ocorre "mistura" de material genético entre os dois gametas,gerando diferentes combinações genéticas.Assim,cada indivíduo gerado por reprodução sexuada tem uma combinação genética "própria".
A reprodução sexuada gera indivíduos geneticamente diferentes,contribuindo para o aumento da variabilidade genética dentro de uma espécie.

6 4 6
2013-05-09T12:02:17-03:00

A reprodução sexuada é mais completa, onde há gasto de energia, envolvendo um gameta masculino e outro feminino a partir daí origina a célula ovo por processos de divisão  e origina o indivíduo.

 Essa reprodução está presente em vários animais. Apesar das diferentes formas de reprodução, há apenas um caso: todos os individuos  originados a partir da fusão dos gametas é diferente de seus pais. Por isso a reprodução sexuada origina uma variabilidade maior nos individuos por simples caracterização e combinação de pai e mãe.

7 4 7