Entre os ritos contemporâneos, o trote violento de calouros poderia ser uma expressão degenerada do rito de iniciação primitivo?Explique qual é a posição de Adorno. Posicione-se a respeito.

1
Pra poder te ajudar gostaria de entender o sentido da palavra Adorno.
adorno trata do horror que foram os campos de esterminio(como o de auschwits, cidade da polônia) no tempo de hitler. ao analizar a violência, o sadismo que permeia de modo ambíguo comportamentos aparentementes "nomais". reflete sobre " o perigo de que todo aconteça de novo".
vou editar a resposta adicionando o Adorno espero estar ajudando

Respostas

2014-03-06T21:42:42-03:00
Pode sim pois é um ato iniciatório, o calouro esta começando uma nova etapa na vida, porém a violência foge, do parâmetros éticos de  uma sociedade civilizada, ai não é possível comparar com outros ritos de iniciação não só primitivos como também nos dias atuais como no caso de algumas tribos de países africanos. Sou contra o trote violento, isto mostra que nossa juventude universitária, infelizmente não esta preparada para este tipo de atividade ou rito (nem todos). O Adorno de certa forma se faz presente  sim pois ja tivemos casos de morte nos trotes universitários no Brasil, o preconceito também se faz presente hoje justificado pelas cotas (fato não justificável), porem não creio ser fato este motivo para uma pre-ocupação coma casos mais graves como por o nazismo, o Adorno hoje esta bem marcado nos conflitos dos grupos ou guetos da nossa sociedade, e longe do trote universitário no sentido periculosidade.
6 4 6
obrigado mesmo, me quebrou um galho danado.
espero que o acréscimo o ajude
valeu cara