Efeito estufa é o nome dado a retenção de calor na terra, causada pela concentração de diversos
tipos de gases na atmosfera. Estudos têm mostrado que, se as emissões dos gases que provocam
o efeito estufa não diminuírem a quantidade desses gases presentes na atmosfera podem triplicar
100 anos. Entre os cientistas há um consenso de que o resultado mais direto das mudanças
climáticas seja o aumento da temperatura do planeta em até 5,8 °C ao final desses 100 anos.
Admitindo as expectativas mais pessimistas, responda:

a) Se, nos próximos 100 anos, a quantidade desses gases na atmosfera linearmente em função do
tempo, qual será o percentual de aumento em relação à quantidade atual daqui a 54 anos?

b) Se, nos próximos 100 anos, a temperatura do planeta aumentar linearmente em função do
tempo, daqui a quanto tempo haverá um acréscimo de 1,7°C nessa temperatura?

c) Admitindo a hipótese do item b, calcule a taxa média anual de variação da temperatura do
planeta na primeira década do período considerado.

2

Respostas

2014-03-06T22:09:52-03:00
A) 5,8º / 100 = 0,058 * 54 = 3,13º
b) 0,058(por ano) * 29,3 anos = 1,6994 
c) 0,058 * 10 = 0,58 º 
1 4 1
A melhor resposta!
2014-03-06T22:11:52-03:00
A)Se em 100 anos - aumentam 5,8°C
              54 anos - aumentam  X °C              REGRA DE 3
100x=313,2 >>>  x=3,132°C
Em 54 anos aumentam 3,132°C.

b)Se em 100 anos - aumentam 5,8°C
              X anos   - aumentam 1,7°C
170 = 5,8x  >>>> x = 29,31 anos

c)Bom, ao admitir a hipótese B, crê-se que a taxa media anual de variação de temperatura será a mesma para todo o tempo. no caso seria 0,058°C POR ANO.
100 anos    5,8°C
1 ano           x°C
x = 0,058°C
Espero ter ajudado.
1 5 1
PERDÃO
SÓ CALCULEI DE 1 ANO,
Ao passar de 10 anos, o aumento de temperatura será 0,58°C