Respostas

2013-05-09T15:11:37-03:00

o termo "formalismo" significa a posição filosófica segundo a qual quase toda, ou mesmo toda a Matemática pura, é um jogo sem sentido. Trata-se, como é óbvio, de uma posição inaceitável do ponto de vista do logicismo. Mas, como é igualmente óbvio, a rejeição das posições formalistas não implica, de forma alguma, qualquer crítica à lógica matemática. Pelo contrário, os logicistas, especialmente atentos como são quanto às íntimas relações entre a Matemática e a Lógica, estão na melhor posição possível para apreciar o enorme esforço de explicitação lógica que o formalismo representa face à Matemática tal como ela é vulgarmente realizada.

 

E o racionalismo é a corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio que é a operação mental, discursiva e lógica. Este usa uma ou mais proposições para extrair conclusões se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável.

 

Kant- o seu objetivo era analisar a verdade totalmente livre de qualquer tipo de pressupostos. Seu método é a "crítica", isto é, a análise.

10 4 10