Respostas

2014-03-07T10:23:11-03:00
Ásia e África contam com pluralidade social, (pois mesmo dentro de um país há diversos povos com seus idiomas, costumes, etc.); maior estabilidade política na Ásia, comparando-se com a África; e a economia, com poucas exceções mediana, pobre ou muito pobre.

A Ásia possui mais da metade da população da Terra: 3,6 bilhões de habitantes. Enquanto no norte e centro há um vazio demográfico, ao sul há uma profunda concentração de pessoas. Alguns governos são teocráticos (junção da religião com política - Irã, Afeganistão, etc.), outros monarquias, ou variações (califas e emirados, na Península Arábica), ainda outros regidos por parlamentos (Israel, Índia, etc.). Não há democracia nos países asiáticos, já que ou seus governos foram impostos por nações estrangeiras, ou mascara o acesso ao poder com eleições, sem opositores. Excluindo-se Israel, Japão, Cingapura e Coréia do Sul, os países estão mergulhados na sua maioria em graves desigualdades sociais.

A África (Subsaariana ao sul do Saara e África do Norte) é geralmente vista como um continente homogêneo e inteiramente pobre. Ao norte, ela é islâmica, mais associada aos povos árabes, e a população na maioria tem pele clara. Há pobreza, mas nada comparado mais ao sul do Saara. Ao sul se vê o maior contingente de pobres do continente. A maioria da população é negra e multicultural. A instabilidade política marca praticamente todo o continente, herança deixada por colonizadores europeus: guerras civis longas e sangrentas, golpes de Estado, fragmentação territorial (último caso o do Sudão).