Respostas

A melhor resposta!
2014-03-07T18:40:01-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Cara Jéssica,

Sua pergunta é extremamente importante para a compreensão dos princípios básicos da vida e da biologia.

O fato é que os seres vivos se diferenciam, principalmente, em razão dos diferentes códigos genéticos que possuem em suas células.

Outro fator que contribui para essa diferença consiste na reprodução sexuada, haja vista que a reprodução assexuada resulta em um "clone", uma cópia idêntica, normalmente, do indivíduo original. Nesse processo, as alterações causadas por mutação, em geral, são deletérias, ou seja, causam a morte ou graves prejuízos ao funcionamento e à reprodução do indivíduo atingido.

Agora analisemos a reprodução sexuada:

Você, por exemplo, apresenta 23 pares de cromossomos. Metade vieram de sua mãe e a outra de seu pai. Na produção dos espermatozoides, a seleção de cada cromossomo vai variar, de modo que o número de possibilidades de combinação entre seu material genético e o da mãe de seu filho é maior que o número de seres humanos na Terra.

Essa é a importância evolutiva da reprodução sexuada, ao possibilitar um ótimo material sobre a qual a seleção natural pode atuar, gerando inúmeras adaptações.

Bons estudos!
2 5 2
E ainda tem o processo de crossing over, que confere uma maior variabilidade genética e portanto fenotípica.
Dentre outras possibilidades.
2014-03-08T10:02:43-03:00
Na reprodução sexuada (espécie humana, e se levarmos em conta a sua existência)seu pai contribui com 23 cromossomos, mas possui 46, sua mãe também contribui com 23 e também possui 46.
Então dos 23 cromossomos que cada um doou, a combinação que será dada ao seu irmão nunca vai ser igual aos que foram doados para você, e porisso, a grande variabilidade fenotípica, que produz distinção na cor de pele, na altura, no comportamento alimentar e na voz, dentre muitos outros fenótipos.
Se fizermos uma analogia dos nossos genes com um baralho de cartas, podemos verificar que em cem rodadas, a combinação de imagens e números nas cartas, a chance de haver uma repetição é praticamente nula. É porisso, que os indivíduos não se repetem.
1 5 1