Respostas

2014-03-07T19:44:05-03:00
A pré-história corresponde ao período da história que antecede a invenção da escrita (evento que marca o começo dos tempos históricos registrados), que ocorreu aproximadamente em 4000 a.C.. 

Também pode ser contextualizada para um determinado povo ou nação como o período da história desse povo ou nação sobre o qual não haja documentos escritos. Assim, no Egito, a pré-história terminou aproximadamente em 3500 a.C., enquanto que no Brasil terminou em 1500 e na Nova Guiné ela terminou aproximadamente em 1900. Para muitos historiadores o próprio termo "pré-história" é errôneo, pois não existe uma anterioridade à história e sim à escrita. 

CARACTERISTICAS: 

-O homem desenvolve melhores técnicas de domínio sobre a natureza. 
-O clima da terra se torna mais ameno e favorável à vida. 
-Vive em grupos maiores (clãs e tribos), primeiras aldeias. Passa de nômade a sedentário. 
-Melhoria nas habitações: o homem sai das cavernas e mora em casas (paliçadas e palafitas) construídas por ele. 
-Aperfeiçoou seus utensílios de pedra, osso e madeira. 
-Surgiram foices, lâminas cortantes, enxadas, machados e centenas de utensílios, armas e instrumentos. Utilizou o barro para fazer potes e jarros de cerâmica. 
-Fez jangadas, canoas e barcos e navegou pelos mares. 
-Melhorou os trajes com os teares manuais que faziam roupas de fibras vegetais (linho) e lã. 
-O homem fixou-se na terra e desenvolveu a agricultura, inclusive com o arado de tração animal. As tarefas agrícolas eram de responsabilidade das mulheres, enquanto os homens se dedicavam à caça, à pesca e às tarefas pesadas. 
-Dedicou-se à domesticação de animais para a alimentação e transporte. 
-Com a invenção da roda apareceram carroças rudimentares. 
-Manifestação de religião primitiva baseada nos fenômenos da natureza (fogo, raio, trovão, tempestades, ventos, chuvas), nos astros, etc. 
-Aparecem monumentos e construções com grandes pedras, provavalmente por motivos religiosos. Surgem os monumentos megalíticos (menires e dolmens), que eram grandes pedras fincadas no chão sustentando outras pedras gigantescas. Foi o início das gigantescas construções que vão surgir com as civilizações seguintes. 
-A arte desenvolveu-se com gravação de figuras em osso, pedra e madeira, e a arte da argila desenvolveu-se com modelagem de potes, vasos, estatuetas e pinturas em cerâmica. 
1 5 1