Descrição da atividade Com base nos estudos das Unidades 1 e
2, estabeleça a relação entre as afirmações e os Tópicos: 1 − Estruturalismo, 2
− Funcionalismo, 3 − Associacionismo, 4 − Behaviorismo, 5 − Neobehaviorismo e 6
− Conhecimento científico.

a) ( ) A Ciência
busca no cotidiano, no senso comum, as questões, o material para a reflexão. No
entanto, a Ciência diferencia-se do senso comum por envolver um estudo
sistematizado, buscando compreender os fenômenos que ocorrem no dia a dia de
forma sistematizada.


b) ( ) O educador deve utilizar esse conhecimento
para aperfeiçoar seu conhecimento profissional, além de superar valores e
crenças construídas pelo senso comum que circulam no meio educacional e impedem
a resolução dos problemas educacionais de forma mais ampla e reflexiva.


c) ( ) Para essa escola, a Psicologia pode ser entendida
como o estudo dos elementos da consciência, por meio da introspecção. Assim, os
psicólogos deveriam analisar a mente humana com base em seus elementos (estados
de sensação, imagens e esta- dos afetivos).



d) ( ) Uma das
contribuições dessa escola foi possibilitar que a Psicologia se tornasse uma
ciência, além do início das pesquisas experimentais em Psicologia.


e) ( ) Essa escola
apontava a necessidade da compreensão da consciência e seu funcionamento, em
função da adaptação ao meio. Surgiu no contexto da Revolução Industrial, do
capitalismo e do pragmatismo decorrente deste cenário.


f) ( )
Uma das críticas a essa escola está no próprio método utilizado, o qual não
permitia um estado de atenção subjetiva, mas um estado de atenção mecanizada,
excluindo dos experimentos a subjetividade e as particularidades do ser humano.


g) ( ) A ideia de
adaptação ao meio faz parte das elaborações teóricas dessa escola. A adaptação
psicológica envolveria o conhecimento, por parte da consciência, das
possibilidades de ações em situações-problema, não agindo ao acaso. Esse modelo
está presente na teoria da inteligência, proposta por Dewey.


h) ( ) A aprendizagem era interpretada em termos
de conexões reais entre estímulos e respostas, não se admitindo nenhuma
referência aos processos mentais.


i) ( ) Uma das críticas que podem ser feitas a
essa escola refere-se ao modelo de adaptação dos melhores, dos mais aptos a
ocupar cargos em fábricas, escolas, ou seja, ao processo de seleção
generalizado que se instituiu.


j) ( )
Após experimentos com a inteligência animal, passou-se a acreditar em um conjunto
causal de respostas, que seriam selecionadas por seus efeitos (A Lei do Efeito)


. k) ( ) Essa abordagem afirmava que a Psicologia deveria
tratar apenas do comportamento observável, sendo uma versão extrema do
Associacionismo.

l) ( )
Nessa escola, o ambiente social passa a ser importante regulador, com a
finalidade de adaptação, também presente na Escola Nova. Como no funcionalismo,
cabia ao psicólogo buscar adaptar o indivíduo às necessidades da época.


m) ( ) Para essa
abordagem, o comportamento das pessoas se localiza entre duas influências
ambientais: os antecedentes e as consequências. O comportamento operante é um
dos conceitos mais importantes dessa abordagem à Psicologia.


n) ( ) O condicionamento clássico faz parte
dessa abordagem e refere-se à aprendizagem de respostas emocionais ou
fisiológicas involuntárias, ou seja, automáticas, como salivar e tremer. Ou
seja, o indivíduo é condicionado a apresentar tais reações em determinadas
circunstâncias.


o) ( ) Alguns dos
conceitos elaborados por essa abordagem e importantes para a aprendizagem são:
generalização, discriminação e extinção.


p) ( ) As
consequências que podem fortalecer ou enfraquecer determinado comporta- mento
são conhecidas como reforço, o qual pode ser positivo ou negativo.


q) ( ) Nessa abordagem, o nível do pensamento é
valorizado. Não é utilizado reforço ou recompensa para modificação do
comportamento, pois o indivíduo apresenta auto ativação diante dos estímulos.
Além disso, a aprendizagem ocorreria por meio do reforço vicário. Uma das
grandes contribuições à educação foi o estudo da auto eficácia.

2

Respostas

2014-03-08T16:27:22-03:00
A6 - B1 - C2 - D6 - E? - F? - G? - H? - I? - J4 - K4 - L? - M4 - N4 - O4 - P4 - Q5
1 5 1
a b não pode ser 1...superar... forma mais ampla e reflexiva... portanto, 6
2014-03-08T23:47:16-03:00
A -6, B - 6, C -1, D-1, E- 2, F- 1, G - 2, H - 3, I - 2, J - 3, K - 4, L - 2, M - 5, N - 4, O - 4, P- 4, Q - 5
2 1 2