O gás nitrogênio predomina na composição da atmosfera.Porém ,em sua forma livre,N2 não é utilizado pelos organismos vivos.Sendo assim responda:a)Como o nitrogênio ingressa nas cadeias tróficas?b)Qual a importância da incorporação do nitrogênio para os seres vivos?

2

Respostas

2014-03-09T00:00:41-03:00
A) Existe a fixação atmosférica do N2 por raios que o transforma em nitrito e fixa esse no solo próximo a região atingida por ele.
Outra forma de fixação é por bactérias do gênero Rhizobium que são associadas as plantas mutuamente, elas transformam o N2 em nitrito para obter energia e acabam fixando ele nas plantas. Essas bactérias geralmente são encontradas em leguminosas (plantas que possuem frutos dentro de vagens) como soja, feijão, ervilha, etc.
b) Melhor produção de alimentos leguminosos, melhora o solo adubando-o, e nesse caso a rotação de cultura pode ser feita com plantas desse gênero, pois não tem prejuízo de ficar um ano sem plantar em um mesmo local.
 
1 5 1
2014-03-09T11:52:18-03:00
A)O nitrogênio é fixado por algumas bactérias, como as do gênero Rizhobiun que se associam a leguminosas, e tronam o solo fértil em nitrogênio. Onde é absorvida pelos organismos, como as plantas, e depois comidos ou ingeridos por outros organismos.

b)É extremamente importante que os seres vivos incorporem o nitrogênio, pois sem ele não existiria vida né, já que esse elemento é constituínte das proteínas, ácidos nucleicos como DNA e RNA e muitos outros componentes dos seres vivos.
3 4 3