Respostas

A melhor resposta!
2014-03-09T11:44:33-03:00
É apenas o Estado a fornecer á sociedade esse bem ou serviço. Isso, por vezes justifica-se, seja qual for o regime político, por questões sociais ( garantir um preço baixo por ex.) por motivos de segurança nacional, ou ainda por razões econômicas. Tudo depende da conjuntura sócio econômica do País e do tipo de intervenção política que o Governo adote. 
O importante é reter que existe monopólio estatal quando é apenas o estado o único a oferecer o bem ou serviço à comunidade!
5 3 5
2014-03-09T11:50:00-03:00
Neste caso o Governo de um país detém o controle exclusivo de certa atividade: telefonia, petrolífera, telecomunicações, bancária, etc. Não há concorrência na atividade.