Respostas

2014-03-09T12:01:38-03:00
Sim a socialização é o processo que visa integrar os individuos na sociedade. A escola é o principal espaço público que busca a integração dos seres humanos. 
A ação educacional que viabiliza essa proposta se dá por meio de projetos relacionados à valorização da vida, à prática de atividades esportivas e artísticas, à convivência social, aos trabalhos em equipe, ao estudo de campo e às aulas formais.
Esses procedimentos visam ao desenvolvimento de competências e habilidades que promovem reflexão crítica e construção de autonomia intelectual e moral, o desenvolvimento da criatividade e da capacidade de tomar decisões conscientes e responsáveis frente à realidade social. Sob essa perspectiva, o papel da parceria entre família e escola faz toda a diferença. Juntas, vão construir a possibilidade de inserção da criança e do adolescente no mundo, favorecendo a passagem do espaço privado para o espaço público de forma responsável e solidária. Nesse processo de inserção do aluno na vida em sociedade, há realmente a necessidade de um comportamento diferente daquele que é natural entre os familiares que é um espaço privado. Em casa o relacionamento é com parentes e a intimidade é muito grande. Na escola a diversificação é maior e o aluno encontra um espaço que pertence a todos.