Respostas

2014-03-09T12:16:00-03:00
Não, pois se você mesmo afirma que são duas espécies distintas, então não há como se transformar numa espécie. O que pode ocorrer, é uma espécie apresentar uma determinado pool gênico em um determinado período e ir mudando ao longo do tempo (anagênese), de modo que sua bagagem genética tenha mudado drasticamente, no passar de um milhão de anos, digamos.
Agora, o que pode ocorrer também, é duas raças que estão prestes a se tornar duas espécies distintas, retomarem o curso, trocar seus genes e miscigenar como ocorre comumente.
Vamos por a nossa imaginação pra funcionar: imagine que só existisse a américa e a africa, e que se passase um determinado tempo suficiente de isolamento entre nós e os africanos, o que vc acha que aconteceria?
A melhor resposta!
2014-03-09T13:58:20-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Cara Lavínia,

Sua questão é bastante curiosa.

Vamos analisar:

1) Pertencem à mesma espécie aqueles indivíduos que, ao cruzar, produzem descendentes férteis. A reprodução, em alguns casos é possível, embora gere descendentes inférteis, como o burro, resultado do cruzamento do jumento com a égua, ou seja, de espécies diferentes.

Em alguns casos, é possível espécies próximas reproduzirem e deixarem descendentes férteis, como no caso do Homo sapiens e do Homo neanderthalensis. Nesse sentido, eu e você, por exemplo, apresentamos cerca de 2% do nosso material genético oriundo de outras espécies que não os Homo sapiens originais, pois somos descendentes de populações humanas que saíram da África e cruzaram com outras espécies humanas.  Apesar disso, todos os seres humanos atuais pertencem à mesma espécie.

Entretanto, a resposta para sua questão é NÃO, especialmente se tratando de animais ou outros seres multicelulares! Isso resulta de que "duas espécies que viveram em períodos distintos", de modo que elas não conviveram, não puderam cruzar entre si ou ter qualquer tipo de contato. Por exemplo, humanos e dinossauros viveram em períodos distintos. O homem só apareceu mais de 60 milhões de anos depois da extinção dos dinossauros.

Bons estudos!
2 5 2
Muito obrigado por escolher a melhor resposta, Lavínia.
Por nada! :)