Respostas

2014-03-09T14:43:23-03:00
Porque o sol é o responsável pelo aquecimento da terra. O calor armazenado no solo é irradiado, aquecendo o ar ao redor, como a distribuição de calor não é homogênea obtemos temperaturas diferentes para as massas de ar. Desta forma os diversos tipos de corrente de ar se deslocam pelo planeta, geram ventos e tempestades. Que são também influenciados por outros fatores, como o movimento da terra, a geografia local, tipo de relevo, umidade relativa do ar.. 
O choque entre massas de ar quente e fria provoca sérias alterações na frente de combate. Quanto maior for a diferença de temperatura. As correntes convectivas provocam o aparecimento de nuvens e por aí vai. 

* Entre 1 a 2% da energia proveniente do sol (o sol irradia cerca de 174.423.000.000.000 kWh), é convertida em energia eólica, a qual é cerca de 50 a 100 vezes superior a energia convertida em biomassa (0.011%), por todas as plantas da terra. 
* O lugar com ventos mais intensos no mundo é a costa de George V, na Antártida. Os ventos sopram normalmente a 320 km/h. 
* O vento atua como agente de transporte efetivo, intervém na polinização e no deslocamento das sementes. 
* Na Patagônia as árvores crescem todas inclinadas para o norte, devido aos fortes e constantes ventos que as empurram nessa direção. 
* O vento também é um poderoso agente de erosão, remodelando a paisagem de muitos locais. 
* Os aviões que voam da América do Norte para a Europa economizam bastante combustível se conseguirem penetrar na corrente do jato, fazendo com que seus velozes ventos literalmente "empurrem" as aeronaves para a frente. 
* O aparelho que mede o sentido de onde está vindo o vento chama-se biruta.