Um automóvel, A, faz o percurso de ida e de volta sobre o mesmo trecho, de 20KM, de uma rodovia. Na ida sua velocidade média é de 60 km/h e na volta sua velocidade média é de 40km/h, sendo t¹ o intervalo de tempo para completar a viagem. Outro automóvel, B, faz o mesmo percurso, mas vai e volta com a mesma velocidade média, de 50km/h, completando a viagem em um intervalo de tempo t². Qual é a razão t¹/t² entre os citados intervalos de tempo?

2

Respostas

2014-03-09T16:51:43-03:00
4523545123135476510,324153415 km
A melhor resposta!
2014-03-09T17:13:50-03:00
Automóvel A:
d = 40 Km; Vm = (60 + 40)/2 = 50 Km/h => t₁ = 40/50 = 4/5 h

Automóvel B:
d = 40 Km; Vm = 50 Km/h => t₂ = 40/50 = 4/5 h

t¹/t² = 1 h
1 5 1
Automóvel A:
d = 40 Km; Vm1 = 60 Km/h => t₁ = 40/60 = 2/3 h;
d= 40 Km; Vm2 = 40 Km/h => t'₁ = 1 h, assim tm = (2/3+1)/2 = 5/6h
Automóvel B:
d = 40 Km; Vm = 50 Km/h => t₂ = 40/50 = 4/5 h

t¹/t² = 5/6/4/5 = 5/6.5/4 = 25/24 h
Já vou lhe dar nas duas perguntas como melhor respota e 5 estrelas. Só mais uma dúvida: Como tu transformou em horas?
se a distância é em Km e a velocidade em Km/h, como a questão não fez referência a outra unidade de medida, em relação ao tempo, conclui-se que a unidade utilizada para o tempo é em horas.
E qual cálculo foi feito para chegar nos 2/3 das V= 60km/h e 40km/h?
Desculpe a pergunta tola, se puder responder, grato! hehe
40/60 = 4/6 (dividindo ambos por 2) = 2/3