considere a palvra logica:

quantos anagramas podemos formar?

quantos anagramas começam com a letra l?

quantos começam com l,o,?

quantos começam e terminam com vogal?

quantos começam com cosoante e terminam com vogal?

em quantos anagramas as letras,l,o,g,estao juntas nessa ordem?

em quantos anagramas as letras l,o,g estao juntas ?

2

Respostas

2014-03-09T21:37:58-03:00
Logica : P6! 6.5.4.3.2.1 = 720
7 3 7
Começam com a letra L : L _ _ _ _ _ ( P5! = 5.4.3.2.1 = 120
A melhor resposta!
2014-03-09T21:47:29-03:00
Considere a palvra logica:quantos anagramas podemos formar?
resp: 6!=6*5*4*3*2*1=720
quantos anagramas começam com a letra l?
resp: a letra l fica fixa: L.5*4*3*2*1=120
quantos começam com l,o,?
resp: agora o fixo é LO. 4*3*2*1= 24
quantos começam e terminam com vogal?
resp: começar temos 3 opções de vogal e pra terminar nos restam 2 opções, daí temos: 3*4*3*2*1*2=144
quantos começam com cosoante e terminam com vogal?
resp: começar temos 3 opções de consoante e pra terminar nos restam 3 opções de vogal, assim temos: 3*4*3*2*1*3=216
em quantos anagramas as letras,l,o,g,estao juntas nessa ordem?
resp: LOG fica fixo portanto restam apenas 3 letras para organizar: 3*2*1= 6
em quantos anagramas as letras l,o,g estao juntas ?
resp: LOG pode tambem ficar GLO, OGL, LGO, GOL, OLG que são seis maneiras e organizando as outras letras temos ¨6*3*2*1=36
15 4 15