Quais as principais diferenças entre filosofia e mito ?

2
Um mito é uma narrativa tradicional com carácter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião. O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, o fenómenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis (todas elas são criaturas sobrenaturais). Pode-se dizer que o mito é uma primeira tentativa de explicar a realidade.
Filosofia = A ciência que estuda o pensamento humano e suas decisões.
Mito = Personagem ou fato inerente a história

Respostas

2014-03-09T22:14:55-03:00
FILOSOFIA PROCURA, ATRAVÉZ DE DISCUSSÕES, REFLEXO E ARGUMENTOS, SABER EXPLICAR A REALIDADE COM RAZÃO E LÓGICA ENQUANTO QUE O MITO NÃO EXPLICA RACIONALMENTE A REALIDADE, PROCURA INTERPRETA-LAS A PARTIR DE LENDAS E HISTORIAS SAGRADAS NÃO TENDO QUAISQUER ARGUMENTOS  PARA SUPORTA SUA INTERPRETAÇÃO.
1 5 1
2014-03-09T22:16:25-03:00
A explicação mítica é contrária da filosófica.A filosofia  procura ,através de discussões ,reflexões e argumentos, saber e explicar a realidade com razão e lógica enquanto que o mito não explica racionalmente a realidade , procura interpretá-la a partir de lendas e de histórias sagradas , não tendo quaisquer  argumentos para suportar a sua interpretação.