As curvas de oferta e de demanda de um produto representam, respectivamente, as quantidades que vendedores e consumidores estão dispostos a comercializar em função do preço do produto. Em alguns casos, essas curvas podem ser representadas por retas. Suponha que as quantidades de oferta e de demanda de um produto sejam, respectivamente, representadas pelas equações: QO = –20 + 4P QD = 46 – 2P em que QO é quantidade de oferta, QD é a quantidade de demanda e P é o preço do produto. A partir dessas equações, de oferta e de demanda, os economistas encontram o preço de equilíbrio de mercado, ou seja, quando QO e QD se igualam. Para a situação descrita, qual o valor do preço de equilíbrio?

1

Respostas

2014-03-10T10:37:56-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Olá, Lucélia.

O preço de equilíbrio surge no ponto onde as curvas da oferta e da demanda se igualam (é a chamada "Lei da Oferta e da Procura").

Assim, no equilíbrio, teremos que:

Q_o = Q_d\Rightarrow\\\\-20 + 4p = 46 - 2p\Rightarrow\\\\
4p+2p=46+20\Rightarrow\\\\ 6p=66\Rightarrow\\\\\boxed{p=11}


Ou seja, o preço que equilibra a oferta e a demanda é de R$ 11,00.

Uma informação interessante é que o preço de equilíbrio surge do encontro natural das forças de mercado de oferta e procura. Toda vez que governos tentam impor preços aos produtos, por meio de tabelamentos ou congelamentos, ocorrem desequilíbrios na oferta e na procura, ocasionando problemas econômicos como inflação, desabastecimento, recessão, etc.
8 4 8