Respostas

2014-03-10T11:27:21-03:00
Ponte ~> x

50 km /h = 13,89 m/s

distância = velocidade . tempo

( 120m + x) = 13,89 . 15

120 + x = 208,33

x = 208,33 - 120 = 88,33 metros aproximado .


9 4 9
Comentário foi eliminado
Comentário foi eliminado
A melhor resposta!
2014-03-10T11:35:45-03:00
Para facilitar o entendimento, vamos primeiramente passar todas as unidades o SI.
comprimento do trem = 120m
velocidade do trem = 50 Km/h  = 50.000 m / 3600 s ≈ 14 m/s
tempo gasto na travessia da ponte = 15 s

lembrando que o trem tem que atravessar todo o comprimento da ponte e mais os seus 120 m! pois o enunciado diz "completamente"

situação inicial:
TTTTTTTTT pppppppppppp (onde T = trem e p = ponte)

situação final:

pppppppppppTTTTTTTTTTT

então temos que a distância total percorrida é da distância da ponte 'x' mais os 120 m do trem;
que o tempo gasto foi de 15 s;
e que a velocidade foi de 14m/s;

temos: distância = velocidade * tempo
(x + 120) = 14 * 15
x = 210 - 120
x = 90 m

ou seja, a ponte tem 90 metros de comprimento,

espero ter ajudado! Abraços,
7 3 7
perfeito ... facilitou muito ! obrigado :)