Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-03-10T15:46:08-03:00
Essa classificação é feita de acordo com o número de ligações que o carbono faz com outros carbonos da cadeia carbônica.

Carbono primário: faz apenas uma ligação com outro carbono.
Carbono secundário: faz duas ligações com outros carbonos da cadeia.
Carbono terciário: faz três ligações com outros carbonos da cadeia.
Carbono quaternário: faz quatro ligações com outros carbonos da caeia.

A melhor resposta!
2014-03-10T15:49:37-03:00
Carbono primário: faz apenas uma ligação com outro carbono.
Carbono secundário: faz duas ligações com carbonos da cadeia.
Carbono terciário: faz três ligações com carbonos da cadeia.
Carbono quaternário: possui uma ligação à outro carbono em cada uma das quatro valências.

OBS: Repare que no exemplo de carbono terciário, uma das quatro ligações não é feita com outro carbono, e sim, com um hidrogênio. Tornando-o, assim, um carbono terciário.
1 5 1
Lembrando que o carbono primário também pode estar só!