Respostas

2014-03-11T00:06:42-03:00
 Não, em nenhum momento o domínio português foi questionado, embora ambos serem considerados movimentos nativistas, o principal motivo foi comercial em consequência da expulsão dos holandeses de Pernambuco.
REVOLTA DE BECKMAN:
Ocorrido no Maranhão em 1684, foi motivado pelo monopólio exercido pela Companhia de Comercio do Maranhão, onde os grandes proprietários rurais entendiam que o preço pagos pelos seus produtos eram baixos; a proibição da escravatura indígena, pois depois da expulsão dos holandeses os senhores de engenho não tinham como pagar pelos escravos negros; e a população reclamava pela irregularidade do fornecimento dos produtos pela Companhia e os altos preços praticados.
GUERRA DOS MASCATES:
Ocorrido em Pernambuco em 1710. Olinda era a capital de Pernambuco na época e lá viviam os grandes senhores de engenhos, em Recife viviam a burguesia praticamente compostas por portugueses. Em 1710 Recife foi emancipada de Olinda, os senhores de engenho que viviam pegando dinheiro emprestado dos burgueses recifenses, para manter seu padrão de vida, já que, como no Maranhão, perderam poder econômico com a expulsão dos holandeses, sentiram prejudicados, travando assim uma guerra. Após o término da guerra e com a vitória dos mascates de Recife, como eram conhecidos os burgueses, Recife foi elevado a capital da capitania.

17 4 17
Espero ter ajudado, caso esteja correta a resposta, solicito que marque como melhor resposta, agradecido.
Não, nenhum momento o domínio português foi questionado, embora ambos serem considerados movimentos nativistas, o principal motivo foi comercial em consequência da expulsão dos holandeses de Pernambuco. (escrevo isso aonde
desculpe-me o erro de colocação. O correto é:
Não, nenhum momento o domínio português foi questionado, ambos foram movimentos nativistas, o principal motivo foi comercial em consequência da expulsão dos holandeses de Pernambuco.
obg ajudo muito