Respostas

2014-03-11T13:28:08-03:00
Tudo se resume a tres coisas:
1 conseguir enxergar o triangulo formado nas laterais do trapezio
2 saber quanto mede a base desse triangulo
3 saber que para achar a medida dos lados não paralelos, vc precisa saber o teorema de pitágoras (hipotenusa²= cateto²+ outro cateto²)

se a base maior mede 400cm e a base menor mede 250cm (2,5m), então a base do triangulo medirá 75 cm (400-250= 150cm que, dividios para as bases dos dois triangulos dá 75 cm para cada um).
como a altura é de 55cm, basta usar essas duas ultimas medidas no teorema de pitagoras para encontrar a hipotenusa (que no caso, é a medida dos lados não paralelos)
então temos: hip²= cat²+cat² => hip²=55²+75² => hip²= 5625+3025 => hip²= 8650 => hip =  \sqrt{8650} => hip= 93 cm.

então, é só encontrar o perimetro (soma de todos os lados):
93+93+400+250= 836 cm 
como pede-se em metros, temos : 8,36metros

nao esqueça de dar uma checada no anexo. ajuda muito ;D

A melhor resposta!
2014-03-11T13:30:03-03:00
Transformando os lados que estão em cm para m temos: B = 400 cm = 4 m (de cm p/ m divide por 100). Traçando duas retas perpendiculares dos vértices da base menor sobre a base maior, vamos formar dois triângulos retângulos de hipotenusa igual a L e catetos formados pela perpendicular (h) e a metade de 1,5m (lembre-se que  traçando as duas retas perpendiculares, dividimos a B em 3 partes, duas de 0,75m e outra de 2,5 m), logo:
L² = (0,55)² + (0,75)² => L ≡ 0,93 m, então o perímetro deste trapézio é:
2p = B + b + 2L => 4 + 2,5 + 2(0,93) => 2p ≡ 8,36 m

1 5 1