A análise das demonstrações contábeis consiste em uma técnica que realiza a decomposição, comparação e interpretação dos demonstrativos financeiros da empresa. De acordo com Oliveira e Pereira (2014), a principal finalidade da análise horizontal é:

Determinar a evolução de elementos das Demonstrações Contábeis e caracterizar tendências
.Determinar quocientes de liquidez, endividamento, rotatividade e rentabilidade
.Determinar índices-padrão de crescimento das contas de balanço
.Nenhuma das Anteriores.

1
Não entendo está p0ergunta,alguém poderia me ajudar??

Respostas

2014-03-12T10:50:04-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Olá, Saluamustafa.

A Análise Horizontal se baseia em valores percentuais calculados com base na comparação entre a demonstração financeira do último exercício social e a demonstração financeira do exercício social anterior ou outro mais antigo.

Exemplo: se quisermos verificar se houve crescimento ou redução do endividamento de uma empresa do ano de 2012 para 2013, deveremos fazer a seguinte análise:

\text{Evolu\c{c}\~ao do endividamento (em \%) =}\frac{\text{Passivo em 2013}}{\text{Passivo em 2012}}\times 100

Resposta correta: "Determinar a evolução de elementos das Demonstrações Contábeis e caracterizar tendências".

Sobre as outras respostas incorretas:

"Determinar quocientes de liquidez, endividamento, rotatividade e rentabilidade": esta é a denominada Análise Vertical, pois se baseia em valores percentuais calculados a partir de um quociente em que o numerador é uma conta contábil e o denominador é outra conta contábil, dentro do mesmo exercício social.

"Determinar índices-padrão de crescimento das contas de balanço": os índices-padrão são quocientes de liquidez, endividamento, rotatividade, rentabilidade, etc. de um determinado ramo de atividade econômica ou de um determinado porte (pequenas, médias ou grandes empresas), usados como termo de comparação para empresas do mesmo setor ou porte analisado. Estes índices são obtidos, como se pode observar por sua definição, em Análises Verticais dos balanços de diversas empresas amostradas de um determinado setor econômico ou porte escolhido.