Respostas

2014-03-12T02:28:18-03:00
-Catação: Baseia-se na diferença de cor, tamanho e forma das partículas de uma mistura de sólidos granulados. Ex: mistura de feijão e impurezas.
-Peneiração ou tamisação: Processo utilizado quando uma mistura de sólidos granulados, de diferentes tamanhos, é colocada sobre uma peneira e submetida à agitação. Ex: mistura de areia fina e pedregulhos.
-Levigação: Utilizada na separação de misturas do tipo sólido-sólido, quando um dos componentes (em forma de pó) por diferentes densidades é levado pela corrente de água e o outro permanece fixo. Ex: ouro e areia auríficas (em pó).
- Ventilação: Pode ser utilizada quando os sólidos granulados de diferentes massas que formam a mistura são separados pela corrente de ar. Ex: grãos de café e cascas.
- Imantação: Utilizada na separação de misturas do tipo sólido-sólido nas quais um dos componentes tem propriedades magnéticas e é atraído por um ímã. Ex: Ferro e areia
- Filtração simples: Utilizada para separar misturas de um líquido com um sólido em suspensãoo, quando o tamanho das partículas do sólido são grandes e, assim, existe uma diferença acentuada entre o tamanho das particulas do sólido e dos poros do papel de filtro. Ex: Água e areia
- Filtração à vácuo: É utilizada para separar misturas de um líquido com um sólido em suspensão, quando o tamanho das partículas do sólido são relativamente pequenas e formam uma pasta "entupindo" o papel de filtro caso seja feita a filtração comum. Ex: Água e hidróxido de magnésio. 
- Dissolução fracionada: Utilizada na separação de misturas do tipo sólido-sólido. Baseia-se na diferença de solubilidade dos sólidos em determinados solventes. Ex: Sal e areia. 
- Decantação: Processo utilizado na separação de misturas heterogêneas dos tipos sólio-líquido e líquido-líquido. O princípio que justifica esse método é a diferença de densidade associada a ação da força gravitacional. Ex: água barrenta, água e óleo.
- Centrifugação: maneira acelerada de se realizar a decantação. Ex: água e iodeto de chumbo II.
- Destilação simples: Utilizada para separar misturas homogêneas do tipo sólido-líquido líquido-líquido nas quais os componentes tem diferentes pontos de ebulição. Ex: água e cloreto de potássio.
- Destilação fracionada: Usada para separar misturas homogêneas não azeotrópicas do tipo líquido-líquido, nas quais os componentes possuem pontos de ebulição relativamente próximos. Ex: frações do petróleo.