Globalização??????????????????????????

O que é a globalização hegemônica neoliberal e a globalização não-hegemônica?
Quais as caracteristicas dessas formas de globalização? Se possível, para auxiliar me entendimento, cite exemplos.

Obrigada!

1

Respostas

2014-03-11T23:49:02-03:00
Hegemonia dá ideia de um polo dominante sobre os demais, portanto, um país detém o domínio sobre as nações. Neoliberal diz respeito a uma nova liberalização da economia - mas é claro, essa liberalização deve ser feita pelos demais países, se possível, nunca pela nação hegemônica. Então, globalização não-hegemônica e hegemônica, diz respeito à integração (econômica, cultural, tecnológica, científica, em alguns casos política) dos países. Ainda assim, nem todos estarão integrados.
Exemplos: EUA, como nação hegemônica, propaga a integração, a globalização, para os demais países (não-hegemônicos). Naturalmente essa integração é acompanhada por ações liberalizantes, ou seja, os mercados das nações devem se abrir, às mercadorias norte-americanas, pois produzirá lá emprego, dinâmica econômica, acumulação de bens e riquezas, etc. Essa liberalização só não é permitida, no caminho inverso, quando um produto entra em concorrência com outro norte-americano.
1 5 1
a distinção existe de acordo com a importância do país no mundo, sendo ou não hegemônico
Portanto não há diferenças entre essas formas de globalização discutida, a não ser o papel exercido pela país no cenário mundial. Tipo os USA tem grande influência mundial, então eles controlam a globalização hegemonica? Enquanto o Brasil é 'vítima' por esta forma forma de globalização?
Desculpe-me não quero incomodar. Sei que estou sendo muito insistente. Já me ajudou bastante e agradeço por isto.
Fica tranquila, perguntas são boas pois estimulam o raciocínio
:D