Respostas

2014-03-12T11:24:32-03:00
O canhão de longo alcance foi utilizado massivamente pela primeira vez na história na 1ª guerra mundial. 

A 1ª guerra foi a "guerra das trincheiras", justamente para se proteger da cavalaria, já decadente, e da ARTILHARIA, cuja manifestação foi altamente difundida nesse período. A função dos canhões era essa - num campo de batalha onde dois exércitos combatiam por um pequeno território, o uso da artilharia necessária, para tentar ferir o psicológico dos adversários e eventualmente matar alguém. Era colocados a alguns quilômetros atrás de sua trincheira, e mandavam fogo de acordo com os mapas vigentes. Através do mapa eles calculavam a inclinação do canhão. 
________ 

Também chamado de morteiro. Possui um tiro em trajetória balística. Ele constutui-se de tripé, placa base e cano. No fundo do cano, tem uma ponta que serve para inciar o funcionamento dele. A granada que é deixada na boca, possui um mecanismo que é deflagrado ao encostar na ponta no fundo do cano. 

_________ 

O canhão foi inventado no século XIV pelo monge e alquimista alemão Berthold Schwarz (1310-1384), na cidade de Friburgo (Alemanha). Ele utilizou uma mistura de nitrato de sódio, enxofre, pólvora e outros reagentes químicos para testar o poder de explosão de sua criação. Embora a pólvora já fosse conhecida pelos chineses, utilizada não apenas em fogos de artifício, mas também militarmente, esta foi a primeira arma de projéteis para longo alcance já projetada.Ou seja: a invenção do canhão foi a primeira arma-de-fogo já construída da história. A peça de artilharia foi utilizada pela primeira vez em 1334, quando o bispo Nicolau I de Constança mandou defender com ela a cidade de Meersburg. 
_________
Source:
3 3 3