A minha dúvida é porque o item "e" está errado... uma vez que acho que o item errado deveria ser o "d"..

Um dos métodos empregados para remover a cor escura da superfície de objetos de prata consiste em envolvê-los em folha de alumínio e mergulhar o sistema am água fervente com sabão de coco (meio básico). A equação que representa a reação é:
Al(s) + Ag2S(s) Al+3(aq) + S-2(aq) + Agº(s)

Em relação à transformação ocorrida, assinale a afirmativa *INCORRETA*:

a) O alumínio sofre oxidação e, portanto, é o agente redutor.
b) O composto Ag2S é o agente oxidante, pois contém o elemento prata (Ag) que provoca a oxidação.
c) A soma dos coeficientes mínimos e inteiros das espécies químicas, após o balanceamento da equação, é igual a 16.
d) O número de oxidação do Al varia de 0 para +3 no processo.
e) A prata doa elétrons, e seu número de oxidação passa de +1 para 0.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-03-12T14:22:22-03:00
Ta certo, ganha eletrons e seu nox fica em 2
se a prata doase ou seja perde-se eletrons o nox dela aumentaria
1 5 1
2014-03-12T14:25:37-03:00
Ta certo...
Lembre-se que substância simples o nox é zero, Al é substância simples e variou de 0 para +3, pois ele oxidou.
so que está confundindo pq quando um elemento doa eletron, sua carga aumenta ja que o eletron é negativo, então se estivesse em +1 e perder carga negativa ou seja -(-1) vai para +2, se ela foi de +1 para 0 ele ganhou um eletron
quando se fala em doar e receber eletron, tem que prestar atenção
doar aumenta e ganhar diminui
vocd tem toda razao, muito obrigada... agr ja aproveirando seu desempenho nessa materia... vc poderia me dizer porque o item c esta verdadeiro?
muito obrigada desde ja