Respostas

  • Usuário do Brainly
2013-01-25T12:46:32-02:00

Conectivos

 

Definição - chamam-se conectivos palavras que se usam para formar novas proposições a partir de outras.

 

Assim, nas seguintes proposições compostas:

 

P: O número 6 é par e o número 8 é um cubo perfeito.

 

Q: O triângulo \text{ABC} é retângulo ou isósceles.

 

R: Não está chovendo.

 

S: Se Jorge é engenheiro, então sabe Matemática.

 

T: O triângulo \text{ABC} é equilátero se e somente se é equiângulo.

 

são conectivos usuais em Lógica Matemática as palavras grifadas, isto é:

 

"e", "ou", "não", "se ... então ...", "... se e somente se ..."

 

Tabela-verdade

 

Segundo o Princípio do terceiro excluído, toda proposição simples \text{p} é verdadeira ou falsa, isto é, tem o valor lógico V(verdade) ou  o valor lógico F(falsidade).

 

Em se tratando de uma proposição composta, a determinação do seu valor lógico, conhecidos os valores lógicos das proposições componentes, se faz com base no seguinte Princípio:

 

"O valor lógico de qualquer proposição composta depende unicamente dos valores lógicos das proposições simples componentes, ficando por eles univocamente determinado.

1 5 1
A melhor resposta!
2013-01-25T15:34:02-02:00

Conectivos

^ - e

v - ou

-> se , então

<-> se e somente se 

~ não

 

as letras p, q , r e s em minusculo , são usadas para indicar proposições .

ex .. 

A LUA É QUADRADA (p)

A NEVE É BRANCA (q)

 

A LUA É QUADRADA E A NEVE É BRANCA ( p^q ) conjuctos 

 

A LUA É QUADRADA OU A NEVE É BRANCA ( pvq) disjunctos

 

SE A LUA É QUADRADA ENTÃO A NEVE É BRANCA (p->q) p -> antecedente , e q -> consequente

 

A LUA É QUADRADA E SE SOMENTE SE A NEVE FOR BRANCA (p<->q) 

 

A LUA NÃO É QUADRADA ~p

1 5 1