Respostas

2013-05-14T13:12:46-03:00

"Idiotizador" vem do termo idiota, que tem muitos significados, mas basicamente significa aquele que não tem inteligência, um ignorante. Essa ideia transferida para um país poderia descrever uma nação que toma decisões erradas, e faz-se de ignorante diante de problemas sociais, econômicos, políticos. Um reflexo claro dessa situação seria a desigualdade social, o analfabetismo. O que nos leva a uma conclusão interessante: Todos os países tem esse tipo de problema. Seriam todos idiotas? Com certeza, não. 

A desigualdade é inerente ao sistema economico capitalista, mas o que difere essa realidade de um pais para outro são as medidas tomadas pelo governo. Elas são mais eficientes em países desenvolvidos, pois são feitas por individuos que colocam os interesses nacionais antes da vontade de lucrar a qualquer custo. Alem disso os cidadãos fiscalizam as medidas tomadas por seus governantes. É isso que faz um país ser desenvolvido, portanto menos idiota.

Conclusão: Nenhum país é idiota. Quem são "idiotizadores" são as pessoas que ao invés de exercerem sua cidadania,só sabem muito reclamar e pouco agir.

 

Essa é uma reflexão que pode basear seu texto! Tome como inspiração ;).