Respostas

2014-03-12T17:34:55-03:00
A União Soviética era um aglomerado de vários países, do leste europeu, comandado pela Rússia, que formava o antigo bloco comunista.Tinha como objetivo implantar o socialismo marxicista, de cunho ditatorial, no leste da europa, e depois disseminá-lo para o resto do continente, e posteriormente, ao resto do mundo. 
Fundado por Lênim, no início do século passado, o bloco sobreviveu durante aproximadamente 70 anos, à base de um rígido controle governamental, e uso da repressão para manter a "ordem". Entretanto, o regime já dava sinais de que estava esgotado, e seus ideais já não correspondia aos anseios da classe trabalhadora. Com as reformas, perestroika(reestruturação) e glasnost(transparência), Mikhail Gorbathcev rompeu com o antigo regime leninista/estalinista, de caráter ditatorial, e descentralizou o poder que a Rússia exercia sobre as demais repúblicas, e no campo econômico, abril a possibilidade para que as pessoas criassem segundo suas próprias palavras "uma sociedade de economia eficaz, ciência, tecnologia e cultura avançadas, estrutura sociais humanizadas e democratizadas". 
Com isso, estava decretado o fim de um regime controlado pelo governo, o que realmente aconteceu, a União Soviética desapareceu
2014-03-12T17:39:19-03:00
Era aglomerado  de vários países do leste europeu comandado pela Russia que formava o antigo bloco comunista