Amores podem me ajudar nessas questões :
a) Por que o sal de cozinha dissolvido em H2O produz corrente elétrica ?
b) Por que o açucar dissolvido em H2O não produz corrente elétrica ?
c) Resumo da substancia Bromo
d) Ressumo da substancia enxofre

1

Respostas

2014-03-12T22:45:28-03:00
A) Porque quando a ligação química realizada entre os átomos de Na e Cl é a iônica, estes átomos são unidos por forças eletrostáticas(pela diferença de eletronegatividade) e quando dissolvidos em água os átomos de Na formam os cátions (íons positivos) e os átomos de Cl formam os ânios (íons negativos). 

B) Nos compostos moleculares como o açucar (C6H12O6) as ligações são covalentes e por isso, quando dissolvido em água não há a formação de íons, portanto também não há condução de corrente elétrica. 

C) O símbolo do elemento Bromo é Br. Ele possui número atômico igual a 35, ou seja, um átomo de Bromo no estado fundamental possui 35 prótons e 35 elétrons. A sua massa atômica é 80u e é um dos elementos da tabela periodica que encontram no estado líquido, a temperatura ambiente. Na Classificação Periódica dos elementos, ele faz parte da família dos halogênios (7A/17) e está no 4º período. Esse elemento é classificado como um ametal. 

D) O símbolo do elemento Enxofre é S. O número atômico e a massa atômica são respectivamente 16 e 32u. A temperatura ambiente, encontra-se no estado sólido. Na Classificação Periódica dos Elementos, ele faz parte da família dos calcogênios (6A/16) e está no 3º período. Este ametal é muito importante para os organismo vivos pois constitui  muitos aminoácidos. Sua aplicabilidade é bastante ampla podendo ser utilizado em fertilizantes, medicamentos e até mesmo na pólvora.