Para responder leia atentamente o fragmento:
“Nos tempos da fundação de São Paulo, os tupiniquins dominavam os campos de Piratininga e o Vale do Tietê. O planalto era povoado por várias aldeias tupis. Os índios desciam para o litoral na época do frio para pescar e foram os responsáveis pela criação de várias trilhas, a maioria usada pelos jesuítas e portugueses. Os tupis eram formados por diversos grupos indígenas, que, na sua maioria, viviam para a guerra. Tinham na sua força e coragem profundo orgulho.Entre as famílias tupis, predominavam na Ilha de São Vicente os tamoios, quando a expedição portuguesa chegou em 1532.É importante ressaltar que o cacique Tibiriçá, chefe de uma parte da nação indígena estabelecida nos campos de Piratininga, com sede na aldeia de Inhampuambuçu, foi grande colaborador dos jesuítas e portugueses. Defendeu muitas vezes São Paulo de ataques de outras tribos e facilitou o trabalho de catequese. Seus restos mortais se encontram hoje depositados em uma cripta na Catedral da Sé.(http://wenderlacerda.sites.uol.com.br/historia.htm) Sobre os nativos da América é possível afirmar:
Alternativas1 - a existência de pouca diferença cultural entre os grupos facilitou a ação dos jesuítas e colonizadores;
2 - salvo a região de São Paulo e do grande Amazonas a presença indígena era diminuta;
3 - independente da multiplicidade cultural dos povos nativos da América as ações colonizadoras forma muito próximas: dizimação pela pólvora, doenças etc.;
4 - os índios aliados dos colonizadores nada sofrem de prejuízo cultural, político e econômico;5 - o canibalismo predominante entre todos os povos impediu ações harmoniosas entre os nativos e os colonizadores, fator número um dos massacres dos últimos.

1
POR FAVOR MIM RESPONDAM

Respostas

A melhor resposta!
2014-03-13T11:07:18-03:00