Respostas

2014-03-13T19:31:54-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A1=15
a2=23
razão=23-15=8
n=?
an=287


an=a1+(n-1).r
287=15+(n-1)8
287=15+8n-8
287-15+8=8n
280=8n
n=280/8
n=35

1 5 1
A melhor resposta!
2014-03-13T19:42:24-03:00
O termo geral de uma PA é: an = a1 + (n-1) r, onde an = último termo, a1 = primeiro termo e r = razão, então:
a2 = a1 + r => r = a2 - a1 => r = 23 - 15 => r = 8, substituindo no termo geral, obtemos:
an = 287; a1 = 15 e r = 8 => 287 = 15 - (n-1)8 => 287-15 = 8(n-1) => 272 = 8 (n-1) =>
(n-1) = 272/8 => n-1 = 24 => n = 35
Esta PA possui 35 termos.
1 5 1