I. O professor, ao trabalhar com crianças do ensino fundamental, deve optar por uma fala difícil, mesmo que este nível de linguagem seja muito diferente do utilizado por seus alunos;
II. O professor não pode adaptar-se ao nível de linguagem do aluno, pois o objetivo da escola é justamente oferecer ao estudante a possibilidade de adquirir outros dialetos e praticar outros níveis de linguagem diferentes do seu.
III. A preocupação com o falar que o aluno trás de casa não deve ser uma preocupação do professor, nem para respeitá-la, tanto quanto para estigmatizá-la.
IV. A reflexão sobre a linguagem, no ensino fundamental, é importante, uma vez somente discussões a respeito dos conteúdos e técnicas pedagógicas não são suficientes para que haja um entrosamento linguístico adequado entre professor e alunos;
Quanto à reflexão e à postura do professor em relação à linguagem, assinale a alternativa que apresenta a(s) opção(ões) adequada(s):
Alternativas
1 - I e II, apenas
2 - III e IV, apenas
3 - II e IV, apenas
4 - I, II e III, apenas
5 - I, II, III e IV
Sua resposta
Sem resposta

1
Comentário foi eliminado
Cara acho que não tem alternativa. Para mim só está certa a III.
ja ajudou eu estava na duvida entre a ii e a iii
Vou completar minha explicação. Já vou postar.

Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-03-13T19:59:48-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
I - Absolutamente errado. No ensino fundamental, as crianças não possuem vivência suficiente para usar ou entender uma fala difícil. Portanto, o professor deve ser compreensível e utilizar um dialeto de fácil entendimento, senão os alunos não entenderam simplesmente nada, prejudicando inclusive o aprendizado.

II - Errado. O professor pode sim se adaptar, pois é necessário uma aproximação do aluno. A questão do ensino da língua se dá por meio das aulas, e não da comunicação.

III - Correto. É necessário um respeito mútuo. Todos os dialetos devem ser respeitados, portanto o professor não pode dizer que o modo de falar do aluno está certo ou errado, é apenas o jeito dele de falar.

IV - Como já dito, é função do professor se aproximar do aluno. E não há essa aproximação se o modo de falar for distante.
1 2 1
obrigada! me esclareceu bastante