Respostas

2013-05-15T11:40:00-03:00

Ok, vamos lá. rs 

 

Porque --> usado como uma conjunção explicativa. 

exemplo: Não fui jogar bola porque minha mãe não deixou.

Por que ---> essa conjunção possui significado de ( por qual motivo ) 

exemplo: Por que você não vai jogar bola ? 

Porquê ---> esse é um substantivo e tem significado de ( "a razão..." )

exemplo: O porquê de não ir jogar bola é porque minha mãe não deixou.

Por quê ---> quando esse vier antes de um ponto e continuar com o mesmo significado de ( por qual motivo ) o ponto pode ser qualquer um, ponto de exclamação, interrogação, final, etc.

exemplo: Você não vai jogar bola ? Por quê?

 

olha tentei resumir o máximo, espero ter ajudado!

3 3 3
A melhor resposta!
2013-05-15T16:13:10-03:00

Por que (separado sem acento)
Usa-se esta forma para iniciar perguntas:

- Por que fizeste isso?

Podemos trocar o "por que" por "pelo qual motivo", sem alterar o sentido:

- Pelo qual motivo fizeste isso?

Por que -> pelo qual motivo

Porque (junto sem acento)
Utilizamos esse formato para responder perguntas, exemplo:

- Fiz isso porque era necessário

É possível trocar o "porque" por "pois", sem alterar o sentido:

- Fiz isso pois era necessário

Porque -> pois

Por quê (separado com acento)
Utiliza-se o "por quÊ" em final de frases:

- Sabemos que você não compareceu à reunião, por quê?

Porquê (junto com acento)
Essa forma é utilizada quando o "porquê" tem função de substantivo:

- Se ele fez isso, teve um porquê (motivo)
- Gostaria de entender o porquê eu tenho que ir

4 4 4