Respostas

A melhor resposta!
2014-03-13T20:53:39-03:00
- O renascimento comercial impulsionado, principalmente, pelas Cruzadas;- O aumento da circulação das moedas, principalmente nas cidades. Este fator desarticulou o sistema de trocas de mercadorias, característica principal do feudalismo;- Desenvolvimento dos centros urbanos, provocando o êxodo rural (saída de pessoas da zona rural em direção às cidades). Muitos servos passaram a comprar sua liberdade ou fugir, atraídos por oportunidades de trabalho nos centros urbanos;- As Cruzadas proporcionaram a volta do contato da Europa com o Oriente, quebrando o isolamento do sistema feudal;- O surgimento da burguesia, nova classe social que dominava o comércio e que possuia alto poder econômico. Esta classe social foi, aos poucos, tirando o poder dos senhores feudais;- Com o aumento dos impostos, proporcionados pelo desenvolvimento comercial, os reis passaram a contratar exércitos profissionais. Este fato desarticulou o sistema de vassalagem, típico do feudalismo;- No final do século XV, o feudalismo encontrava-se desarticulado e enfraquecido. Os senhores feudais perderam poder econômico e político. Começava a surgir as bases de um novo sistema, o capitalismo.

2 5 2
2014-03-13T20:55:29-03:00
O que causou o fim do feudalismo:

- primeiramente podemos citar a Reforma Protestante
- segundo o absolutismo
- o iluminismo
- O renascentismo

O povo e os impérios e reinos, estavam cansado do poder centralizado da Igreja Católica que sempre advertia além de torturar,perceguir e matar pessoas quer fosse contra sua doutrina.
Quando Lutero reformou a igreja cristã, muitas idéias, a filosofia grega escondida em gaveta começou a ser estudada analisada.
Era o fim do feudalismo, mesmo como clero respondendo com o movimento Barroco. 
Com a era Industrial, e tantas transformações de ideologia que nos séculos XVI passava, até o século XVIII, o feudalismo chegava ao final,,,,,com a era da industrialização o iluminismo e humanismo passando suas idéias para o mundo daquela época.
Gde abraço