Respostas

A melhor resposta!
2014-03-13T22:54:48-03:00
Você quer a transformação para fração geratriz ou só quer que diga quais são dízimas?

Se for apenas para  dizer quais são dízimas,temos:

0,4242...período 42
0,7272...período 72
1,7171... período 71
0,36036... período 0,36
14,234234... período 234
2,8181... período 81
1,444...período 4
3 5 3
A transformaçao tb .....
Certo...vamos lá....
De modo geral, para transformarmos uma dízima em uma fração geratriz temos que proceder da seguinte maneira:

1- separar a parte periódica e a parte não periódica;
2- repetir a dízima até onde ela se repete;
3- dividir ela colocando tantos 9 quantos são os algarímos do seu período;
4- colocar zeros ao lado do 9 quantos algarismos tivermos depois da vírgula e que não fazem parte do período.
Escolhi 2 para fazer:
2,8181...

281-2 / 99 ( dois 9 pois temos 2 algarismos em seu período)
279/99 Simplificando,temos:
31/11( fração geratriz).
1,444...

14-1/ 9 ( um nove pois temos apenas um numero em seu período)
13/9 ( fração geratriz)
2014-03-13T23:21:10-03:00
Nao entendi o que você quis dizer
Ajudei Monike?
Não muito . Pq eu queria uma as contas pq isso e mt dicio :(
Porisso eu ate fiz outra pergunta ...
Dificio #
Então você queria pelo método algébrico. Se você praticar esse passo-à-passo,irá aprender com mais facilidade. Bons estudos.